Buscar
  • infopedadm

A história da informática e as mulheres

Você sabia que algumas das personalidades mais importantes da história da programação são mulheres? Conheça mais sobre a trajetória de algumas das mulheres que mudaram o mundo através da ciência e da tecnologia:


Ada Lovelace, primeira programadora do mundo

Ada Lovelace, nascida em 1815, foi a primeira programadora do mundo! Filha do poeta Lord Byron e de Anabella, uma grande estudiosa matemática, Lovelace criou um algoritmo que conferiu ao primeiro computador genérico a capacidade de computar uma série de números complexos conhecidos como princípio de Bernoulli, ou seja, ela foi responsável por escrever o primeiro programa de computador do mundo. Apesar do impacto de seu trabalho, seu mérito só foi reconhecido quase meio século após seu falecimento, quando Alan Turing a cita em um de seus estudos. Em 1979, o departamento de defesa dos Estados Unidos nomeou um código de linguagem como “Ada”, em sua honra, e todo dia 15 de outubro é celebrada uma homenagem a essa mulher que tinha a poesia no sangue e os números no coração.

Grace Hopper e o COBOL

Grace Hopper, nascida em 1906, graduou-se como bacharel em Matemática e Física, concluiu o mestrado e posteriormente conquistou seu Ph.D. em Matemática. Numa época em que o espaço destinado a mulheres ainda se limitava a dona de casa, Grace ocupou o cargo de analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos durante décadas de 40 e 50, chegando a patente de almirante. Através desse trabalho, Grace desenvolve a linguagem de programação Flow-Matic, hoje não mais usada mas fundamental para a criação do COBOL, a primeira linguagem capaz de facilitar o controle dos negócios sendo utilizada em diferentes computadores. Hopper se destacou como uma das primeiras programadoras do Harvard Mark I, também conhecido como a Calculadora Automática Controlada por Sequência, em 1944, além de ter recebido a honra de ter seu nome em um navio da Marinha – o contratorpedeiro USS Hopper.


Margaret Hamilton junto aos códigos que escreveu à mão para o programa de voo usado no Apollo 11

Margaret Hamilton é uma cientista da computação, engenheira de software e empresária nascida em 17 de agosto de 1936. Enquanto diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT, desenvolveu com sua equipe o programa de vôo utilizado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. Graças ao software criado por Hamilton, o pouco na Lua não precisou ser abortado e a missão foi bem sucedida. Margaret Hamilton é creditada por ter criado o termo “engenharia de software”, sendo uma das desenvolvedoras dos conceitos de computação paralela, priority scheduling, teste de sistema e capacidade de decisão com integração humana, tais como mostradores de prioridade que tornaram-se o fundamento do design de software ultra confiável.

Acreditamos que a próxima estrela da informática possa estar em uma sala de aula próxima, aguardando uma chance de ser descoberta. Através das nossas aulas de tecnologia educacional e robótica, incentivamos que mais meninas encontrem na tecnologia uma paixão que ultrapasse os limites de uma carreira. Acompanhe em nossas redes sociais e conheça o trabalho desenvolvido nas escolas parceiras!

4 visualizações0 comentário