Buscar
  • infopedadm

A tecnologia e as profissões do futuro

Atualizado: 21 de abr.


As-Profissoes-do-Futuro-e-a-Tecnologia

Mesmo antes da pandemia da COVID-19, profissões do ramo da tecnologia vinham crescendo rapidamente ao longo dos anos. Com a pandemia e o isolamento social as tecnologias se tornaram ainda mais essenciais na vida das pessoas.


Com este cenário, desde as grandes até as pequenas empresas do mundo todo precisaram passar por adaptações tecnológicas para garantir o continuamento de seus serviços. Por consequência, a demanda para empregos voltados para o setor de tecnologia cresceu exponencialmente.


Atualmente, mesmo com o controle da pandemia, os empresários já perceberam que investir em tecnologia é fundamental para a consolidação de qualquer empresa no mercado. Por isso, os contratantes estão atrás de profissionais com habilidades e conhecimentos voltados para a área da tecnologia, que só tende a crescer cada vez mais.


Pensando nisso, nós da Infoped trouxemos pra você informações sobre 4 profissões que já são extremamente importantes nos dias de hoje e ainda prometem tomar conta do mercado no futuro. Confira!


1 – Analista de Business Intelligence (Inteligência de Negócios)


Os analistas de inteligência de negócios revisam os dados de uma organização para encontrar áreas de melhoria e obstáculos a serem superados. Suas principais funções incluem relatar descobertas e sugestões à liderança, revisar os resultados das estratégias implementadas, colaborar com a administração para definir as metas organizacionais e combinar os dados produzidos pela empresa com indicadores externos para prever eventos futuros, para garantir que as decisões corretas sejam tomadas.


2 - Analista em Segurança de Dados


Com cada avanço tecnológico vem o aumento dos riscos à segurança de dados. Um analista de segurança de dados protege a rede e os sistemas de computador de uma organização contra possíveis ataques cibernéticos. Outras responsabilidades incluem aprimoramentos regulares para fortalecer as redes de segurança, solucionar problemas de segurança, localizar quaisquer vulnerabilidades potenciais do sistema de rede e usar controles de segurança para garantir que os dados e a infraestrutura do sistema estejam protegidos.


3 – Engenheiro de IA (Inteligência Artificial)


Uma tendência de mercado que já vem acontecendo e só tende a aumentar nas próximas décadas é a substituição de trabalhos realizados por humanos, em grande parte em processos e tarefas mais mecânicas, por robôs e inteligência artificial. Os profissionais que desenvolvem essas “máquinas humanizadas” precisarão de muito conhecimento em engenharia, computação e robótica.


4 - Desenvolvedor Web


Um desenvolvedor web usa linguagens de codificação para criar sites no front e no back-end. Eles garantem que a aparência, a velocidade e os aspectos técnicos do site estejam funcionando corretamente para os usuários. Outras funções incluem colaborar com designers na aparência do site, aplicar atualizações e correções de acordo com o feedback do usuário e instalar ferramentas de teste para monitorar o desempenho do site.


As-Profissoes-do-Futuro-e-a-Tecnologia

Para que essas profissões sejam ocupadas por profissionais capacitados é preciso, sobretudo, que se invista em educação, mas especificamente em educação tecnológica!


A Infoped tem a missão de levar a tecnologia educacional às escolas a fim de garantir um futuro brilhante aos alunos, incentivando competências como Letramento Tecnológico, Resolução Criativa de Problemas e Realização de Projetos.


Já imaginou o quão limitado seria nosso dia a dia sem a tecnologia? Da mesma forma acontece com a educação! Uma escola que não se preocupa com a implementação da tecnologia em sua metodologia de ensino é uma escola limitada e ultrapassada.


Conte com a Infoped para investir na inovação da sua escola e no futuro dos seus alunos! Visite nosso site em: www.infopededu.com.br.

Acompanhe a gente nas redes sociais para ver como já inovamos a educação de nossas escolas parceiras. Siga nossa página no Instagram: @infopedtec


Veja também:




Até a próxima! 😉


5 visualizações0 comentário