Buscar
  • infopedadm

Quais os benefícios da tecnologia para a educação infantil?

Atualizado: 6 de abr.


beneficios-da-tecnologia-para-a-educacao-infantil

Implementar a tecnologia na educação infantil é um método altamente eficaz para prender a atenção das crianças e despertar a curiosidade pelas diferentes disciplinas.


Acompanhar o avanço tecnológico em um mundo onde as crianças estão cada vez mais conectadas ao digital é um dos principais desafios das escolas. Modernizar a metodologia de ensino através da tecnologia é uma demanda urgente.


Veja abaixo como a tecnologia pode oferecer benefícios inovadores para a educação infantil.


A tecnologia auxilia a interdisciplinaridade na educação infantil


Estimular um ensino interdisciplinar significa propor formas de aprendizagem mais completas, onde duas ou mais áreas do saber se conectam para que o aluno tenha uma visão mais abrangente do assunto estudado. A tecnologia se mostra uma ferramenta facilitadora da interdisciplinaridade uma vez que ela pode se apresentar como método demonstrativo, como através de simuladores, jogos, vídeos, programas de computador, etc. Assim, a tecnologia abre um leque de possibilidades para a aprendizagem de um único tema que pode ser abordado de diferentes formas. A interdisciplinaridade e a tecnologia ajudam o aluno a experenciar e compreender o conteúdo de forma mais contextualizada, e não mais fragmentada, mostrando que as diferentes disciplinas coexistem no mundo.


Proporciona aulas mais atrativas


beneficios-da-tecnologia-para-a-educacao-infantil

As crianças já são habituadas ao uso da tecnologia desde muito novas. Celular, tablet, televisão, vídeo games... essas ferramentas são naturalmente atrativas às crianças pela associação ao uso recreativo. Como as crianças estão acostumadas a utilizar a tecnologia de forma individual e fora do ambiente escolar, inserir estas ferramentas no contexto educacional desperta o interesse e é uma grande aliada para a socialização entre os alunos. Dessa forma, a turma se engaja com mais facilidade nas atividades propostas, o que estimula a interação e o desenvolvimento da comunicação dos alunos desde cedo.


Transforma o ambiente escolar

Na estrutura tradicional das salas de aula os alunos são colocados em carteiras enfileiradas e o professor se coloca de frente aos alunos junto a uma lousa onde passa o conteúdo e os exercícios. Este modelo tem sido encarado como ultrapassado pois foi instaurado ainda na Revolução Industrial com o intuito de reproduzir o modelo de uma fábrica.


A tecnologia é uma das principais ferramentas para propor alternativas ao ensino tradicional das escolas. Ela ajuda a dinamizar o ambiente da sala de aula e faz com que o desenvolvimento das habilidades das crianças seja o ponto principal das aulas.


Sendo assim, a tecnologia é uma ferramenta que auxilia os professores a passar conteúdo de forma mais dinâmica e os alunos a absorverem o conteúdo de forma mais rápida, eficaz e intuitiva.


Aprendizagem mais imersiva


A tecnologia oferece um aprendizagem mais imersivo ao estimular os diversos sentidos das crianças. Conteúdos audiovisuais são grandes aliados na fase de aprendizagem da primeira infância e no processo de alfabetização.


Já os games podem ser introduzidos para estimular o raciocínio lógico e a memorização.


A tecnologia é grande aliada da educação infantil pois estimula o sistema cognitivo e ajuda a unir a teoria à prática. Além disso, desenvolve desde cedo habilidades fundamentais para toda a vida.


Agora que você já conhece alguns benefícios que a tecnologia proporciona para a educação infantil, está na hora de conhecer o projeto de tecnologia educacional da Infoped.


Nosso objetivo é integrar o pensamento computacional para as comunidades escolares brasileiras. Veja as vantagens de se ter um ensino com a qualidade dos serviços da Infoped em nosso site: https://www.infopededu.com.br


Acompanhe a Infoped nas redes sociais para ver como já inovamos a educação de nossas escolas parceiras. Siga nossa página no Instagram: @infopedtec

Até a próxima! 😉

12 visualizações0 comentário