Buscar
  • infopedadm

Como o uso de Inteligência Artificial na escola pode contribuir para professores e alunos

Atualizado: 28 de abr.


Como implementar a Inteligencia Artificial na educaçao pode contribuir para alunos e professores tecnologia educacional infoped

O mundo está mudando e o sistema educacional também. Novas tecnologias e softwares estão reformulando a forma como todos nós fomos ensinados e a esfera educacional está acompanhando esses avanços, trazendo uma infinidade de plataformas de aprendizagem adaptativa e abrindo caminho para novas práticas de ensino dentro da sala de aula.


E não podemos falar de tecnologia e educação sem falar de Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial (IA) está provando ser um divisor de águas no sistema educacional, causando transformações na metodologia de ensino que eram inimagináveis no passado.


Mas o que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (IA), é a capacidade de um computador digital ou robô controlado por computador executar tarefas comumente associadas a seres humanos, como a capacidade de raciocinar, descobrir significados, resolver problemas, tomar decisões e aprender com experiências passadas.


Alguns exemplos de Inteligência Artificial aplicada à educação são: gamificação, softwares de sistema de gestão escolar, softwares de aprendizagem adaptativa, dispositivos de realidade aumentada e programas que auxiliam a preparação de aulas e avaliações online.


Um dos principais benefícios de se utilizar a Inteligência Artificial nas salas de aula é que ela oferece vantagens tanto para os alunos como para os professores.


A forma tradicional de ensino utiliza livros didáticos para a aprendizagem de um grande número de alunos. A Inteligência Artificial possibilitou a criação de conteúdo customizado para que os alunos possam aprender de maneira mais didática e individualizada, onde eles podem explorar estes conteúdos conforme sua conveniência.


O aprendizado por meio dessas tecnologias é mais atrativo e atravessa o conhecimento pessoal. Além disso, outra excelente vantagem é que justamente pela capacidade de personalização do conteúdo, a Inteligência Artificial contribui para a inclusão de pessoas com deficiência. Esse sistema enfatiza as necessidades de cada aluno, destacando tópicos específicos nos quais os alunos têm mais dificuldade e reforçando assuntos que não dominam.


Com a IA, os professores têm informações abrangentes disponíveis na ponta dos dedos. Isso permite que eles se mantenham informados em coisas que não conheciam ou melhorem seus conhecimentos anteriores. Com isso, eles terão uma base de conhecimento mais aprofundada e mais tempo para realizar outras atividades.


Além disso, uma das principais vantagens que a Inteligência Artificial oferece aos professores e administradores de uma escola é o acompanhamento do desempenho dos alunos de maneira mais próxima, prática e organizada através dos softwares de gestão escolar.


A Inteligência Artificial é uma das principais apostas para o processo de modernização das escolas. A Infoped conta com diversos recursos de Inteligência Artificial em seus serviços, trazendo o que há de mais novo no ramo de tecnologia educacional para a sua escola.


Visite nosso perfil no Instagram em @infopedtec para conhecer melhor nossos serviços. Você também pode falar conosco mandando uma mensagem através da nossa DM do Instagram ou entrando em contato através do nosso site: www.infopededu.com.br.


Veja também:




Até a próxima! 😉




12 visualizações0 comentário