Buscar
  • infopedadm

Como implementar a tecnologia educacional nas escolas?


Como-implementar-a-tecnologia-educacional-nas-escolas

Profissionais da educação que se dedicam a entregar o melhor aos seus alunos sabem da importância de buscar por inovação em seu método de ensino. E qual a maneira perfeita de renovar uma sala de aula desatualizada se não utilizando a tecnologia?


Entender como os dispositivos tecnológicos funcionam permite que os alunos sejam inovadores e criativos. E é por isso que a tecnologia educacional chegou para revolucionar a educação!


Mas o que é tecnologia educacional?


A tecnologia educacional (ou edtech) é a prática de introduzir ferramentas tecnológicas na sala de aula para criar uma experiência de aprendizado mais envolvente, inclusiva e individualizada.


A tecnologia educacional concentra-se na ideia da utilização de novas tecnologias para desenvolver e implementar abordagens educacionais inovadoras para o aprendizado e o desempenho dos alunos.


As salas de aula de hoje foram além dos computadores de mesa e agora estão repletos de novas tecnologia como inteligência artificial, robótica, tecnologias digitais, programação, entre outras.


Para implementar a tecnologia educacional é preciso contar com 3 pilares fundamentais para a sustentação de qualquer escola: Os professores, os pais e os alunos. E foi pensando em cada um deles que separamos essas dicas. Confira!


1. Os professores


Envolver os professores no processo de tomada de decisão antes de trazer um novo método às salas de aula é extremamente importante, assim como incluí-los no planejamento de implementação.


Os educadores devem ter confiança e domínio ao instruir seus alunos a utilizar as tecnologias da maneira correta e estar prontos para resolver possíveis problemas e dúvidas. Envolver o corpo docente por meio de consulta, colaboração, preparação e incentivo ajudará a garantir uma implementação bem-sucedida.


Lembre-se: os professores só estarão comprometidos a adotar as tecnologias na sala de aula se puderem contar com uma liderança que saiba instruí-los corretamente.


3 – Os pais


Os pais devem ser informados sobre a implementação das tecnologias educacionais e receber o feedback para se manterem envolvidos com o aprendizado de seus filhos. Além disso, entender o novo programa educacional pode facilitar a continuação do aprendizado da criança fora do ambiente escolar.


Comunique os pais através de reuniões e explique os benefícios de implementar a tecnologia educacional e como se dará este método de ensino nas salas de aula. Dessa forma, os pais poderão acompanhar a evolução dos filhos e contribuir para o engajamento das atividades.


4 – Os Alunos


Os benefícios da tecnologia podem melhorar qualquer sala de aula. No entanto, a forma como a tecnologia é implementada e usada nas escolas será diferente de acordo com o nível de ensino e a faixa etária dos alunos.


É muito importante que a criança veja o aprendizado por meio das tecnologias como um desafio positivo. Além disso, o processo deve ser divertido e instigante. Introduzir a tecnologia na sala de aula através de brincadeiras e jogos é um ótimo passo para despertar o interesse de forma natural.


É preciso saber qual tecnologia utilizar e qual o método a ser ensinado, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno. Para ter um feedback assertivo em relação a adaptação dos alunos com as tecnologias é preciso acompanhar o progresso de cada aluno e perceber quais tecnologias mais instigam a curiosidade e quais eles encontram mais dificuldades.


Assim é possível buscar formas de melhorar constantemente a abordagem do ensino das tecnologias educacionais nas salas de aula.


Como implementar a tecnologia educacional nas escolas

Não deixe seus alunos ficarem pra trás! Estar comprometido com a modernização do ensino é pensar no melhor para o desenvolvimento dos alunos! Por isso, nós da Infoped contamos com um suporte completo para implementação de tecnologias educacionais nas escolas. Além das nossas tecnologias educacionais, nós oferecemos:

  • Criação de projeto educacional personalizado para sua escola e para seus alunos

  • Projetos para crianças especiais e supervisão pedagógica orientada

  • Consultoria para montagem de laboratório tecnológico educacional

  • Material técnico para ministração de aulas de robótica

  • Quadro interativo: instalação e treinamento de docentes para uso

E muito mais!


Quer saber mais sobre nossos projetos? Então visite nosso site em: www.infopededu.com.br.


Acompanhe a gente nas redes sociais para ver como já inovamos a educação de nossas escolas parceiras. Siga nossa página no Instagram: @infopedtec


Até a próxima! 😉

6 visualizações0 comentário