Buscar
  • infopedadm

Por que ensinar robótica nas escolas? Os benefícios da robótica para a educação infantil

Atualizado: 14 de abr.


robótica-nas-escolas-infoped

É fato que as necessidades dos alunos de hoje são muito diferentes daquelas que seus pais tinham. O século XXI é a era da informatização, o tempo da inovação constante. Por isso, as atividades escolares devem estar interligadas com a tecnologia a fim de garantir a construção de uma jornada de sucesso para os alunos.


Uma das disciplinas mais importantes para a modernização do ensino nas escolas é a robótica.


Pois é, engana-se quem pensa que robótica é uma ciência só pra gente grande! Graças à tecnologia educacional as crianças também podem (e devem) aprender sobre robótica nas escolas.


A robótica na educação infantil é uma união de diferentes disciplinas que fornece às crianças conhecimentos relacionados à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.


Transmitir essa gama de conhecimentos para elas de forma divertida facilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e a criatividade. Além disso, também contribui para a familiarização do funcionamento de objetos programáveis com os quais elas já estão em contato diário.


Confira aqui alguns benefícios de implementar o ensino da robótica nas escolas.


É divertido e estimula a criatividade


Ao aprender robótica na sala de aula, as crianças participam de experimentos envolventes e divertidos e passam a perceber a educação como uma aventura emocionante.

A robótica é uma ciência única que combina engenharia e criatividade onde as crianças ocupam uma posição ativa. Nas atividades de robótica as crianças são livres para fazer experimentações ao invés de absorver informações passivamente.


As crianças podem criar algo do qual se orgulhariam e mostrar suas criações aos colegas, professores e pais. Esse engajamento contribui para uma melhor retenção de informações.


Transforma dificuldade em inovação


Aprender robótica exige paciência e perseverança e a escola é o local mais adequado para as crianças enfrentarem os primeiros desafios e desenvolverem essas qualidades.


Os alunos que aprendem robótica têm boas habilidades de resolução de problemas, abordam tarefas complexas com entusiasmo e trilham o caminho do auto aperfeiçoamento constante.


A robótica ensina os alunos a não desistir, não parar no meio do caminho, mas enfrentar as dificuldades até chegar a uma conclusão. Às vezes, apenas alguns passos são necessários para alcançar grandes resultados ou ter ideias geniais.


Essas lições ajudam as escolas a educar pessoas confiantes e decididas, prontas para estabelecer metas grandiosas e transformar o meio em que vivem.


robótica-nas-escolas-infoped

Desperta o interesse por profissões promissoras


Muitas vezes vemos que os alunos não têm muito interesse em disciplinas que envolvem ciências e matemática. O aprendizado da robótica é um jeito inovador de aprender esses assuntos pois favorece o aprendizado prático em vez do teórico.


A robótica é uma tendência cada vez mais popular, ajudando a incutir diversas habilidades nos alunos e despertar o interesse por áreas profissionais muito importantes para o futuro.


Ela pode ser o incentivo necessário para que crianças se despertem para profissões como programação de computadores, inteligência artificial e engenharia de produto.


As aulas de robótica da Infoped


Neste artigo você viu que a inserção de aulas de robótica desde os primeiros anos de escola, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e na psique, pois coloca as crianças em seus primeiros anos de vida em contato com ferramentas, técnicas e conhecimentos que necessitam de atenção e habilidade, conhecimentos que podem ser aplicados em vários momentos das suas vidas.


As aulas de robótica da Infoped, são pensadas e planejadas de acordo com o nível de cada turma, evitando conteúdos repetitivos e pouco estimulantes para os alunos, principalmente os das classes de fundamental 1.


Enquanto as turmas de fundamental 2 e Ensino Médio, possuem aulas mais focadas na produção de peças e desenvolvimento de acessórios, preparando-os tanto para futuras atividades profissionais, quanto para o conhecimento técnico que poderá ser aplicado em provas.


Agora que você já viu porquê ensinar robótica nas escolas, veja também:


Quer saber mais sobre nossos projetos? Então visite nosso site em: www.infopededu.com.br.


Acompanhe a gente nas redes sociais para ver como já inovamos a educação de nossas escolas parceiras. Siga nossa página no Instagram: @infopedtec


Até a próxima! 😉



16 visualizações0 comentário